quinta-feira, 26 de junho de 2008

A raposa e o Pequeno Príncipe




"Minha vida é monótona.(...) Mas, se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora da toca, como se fosse música.E depois, olha! Vês, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelo de ouro. Então será maravilhoso quando tiveres me cativado. O trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo.


-Por favor...cativa-me! disse ela.
-Bem quisera, disse o principezinho, mas eu não tenho muito tempo. Tenho amigos a descobrir e muitas coisas para conhecer.
-A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa.
-Que é preciso fazer? perguntou o principezinho.
-É preciso ser paciente, respondeu a raposa.tu te sentarás um pouco longe de mim, assim, na relva. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas cada dia, te sentirás mais perto...

No dia senguinte o principezinho voltou.

-Teria sido melhor voltares à mesma hora, disse a raposa. Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mas eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada: descobrirei o preço da felicidade!
Mas, se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração...É preciso ritos!


(...)

Assim o principezinho cativou a raposa. Mas, quando chegou a hora da partida, a raposa disse:

-Ah! Eu vou chorar.
-A culpa é tua, disse o principezinho, eu não queria te cativar fazer mal; mas tu quiseste que eu te cativasse...
-Quis, disse a raposa.
-Mas tu vais chorar! disse o principezinho.
-Vou , disse a raposa.
-Então, não sais lucrando nada!

-Eu lucro, disse a raposa, por causa da cor do trigo.

(...)

-Adeus, disse a raposa.Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração.O essencial é invisível para os olhos. "



O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

4 comentários:

Biu disse...

issoaí... concordo!
bjo.

Renata Almeida disse...

ai amiga...você não já sabe que eu sou tonta? tô me acabando de chorar! e com vontade de reler o livro!
Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Amiga...entra no msn que quero te fazer uma pergunta e sempre esqueço!
E um comentário...Aron...uf uf uf uf
heheheheh

Anônimo disse...

Acho q foi um dos primeiros livros "adultos"que li na minha vida. Muito lindo.
By the way... tô chocado! Depois quero saber desse lance aí...
Beijão!

Ivan disse...

é né? zé perri e suas histórias..